Antes de viajar

FIQUE ATENTO

Informações importantes para sua viagem

Antes do embarque

Obrigatoriedades e Dicas Pré-Viagem:


- Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses após a data da viagem;


- Para países do Mercosul é permitido viajar com RG, desde que recente e em bom estado de conservação (emitido no máximo há 10 anos);


- Verificar a necessidade de emissão de visto consular;


- Verificar as vacinas exigidas nos países destino/conexão;


- Verificar se os países destino/conexão exigem teste para Covid-19;


- Efetuar seguro viagem, mesmo que não seja obrigatório em seu destino;


- Antes do embarque, verificar a necessidade de preencher e emitir formulário de saúde nos países destino/conexão;


- Para o retorno ao Brasil, é exigido teste RT-PCR negativo, emitido em inglês/espanhol/português, dentro de 72hs antes do embarque, além do preenchimento do formulário de saúde da Anvisa https://formulario.anvisa.gov.br ;


- Criança ou adolescente viajando em companhia somente de um dos pais: O outro deverá autorizar por escrito, com firma reconhecida, por autenticidade ou semelhança, ou por escritura pública (Resolução CNJ 131/2011). Recomendamos que o passageiro porte 3 vias originais desta autorização.


- Criança ou adolescente viajando em companhia de terceiros maiores, capazes e de nacionalidade brasileira: Deverá os pais, tutor ou guardião autorizarem a viagem (assinatura de ambos os pais) com firma reconhecida, por autenticidade ou semelhança, ou por escritura pública (Resolução CNJ 131/2011). Recomendamos que o passageiro porte 3 vias originais dessa autorização. Caso o terceiro seja estrangeiro, é necessária autorização judicial).


- Atenção – No caso de um dos pais terem falecido, há a necessidade de apresentação da Certidão de Óbito no momento do embarque. O novo passaporte brasileiro (de cor Azul) não registra a filiação do passageiro, dessa maneira, deve-se apresentar o RG original e em bom estado e que identifique com clareza o seu portador junto com o passaporte.

Viagem para Menores de Idade


É importante estar atento para as leis que regem as viagens de crianças e adolescentes. Crianças de até 12 anos incompletos, desacompanhadas, devem apresentar autorização judicial para embarcar. 

Se estiverem acompanhadas por qualquer pessoa que não sejam os pais (mesmo parentes), devem apresentar o original da certidão de nascimento.

Adolescentes de 12 a 18 anos, desacompanhados, precisam apresentar a certidão de nascimento original.


Tais viagens devem obedecer ao Estatuto da Criança e do Adolescente: Seção III – Da autorização para viajar


Art. 83 – Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.


§ 1º – A autorização não será exigida quando:


a) Tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.


b) A criança estiver acompanhada:


1) De ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco.


2) De pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.


§ 2º – A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.


Art. 84 – Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:


I – estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável.


II – viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.


Art. 85 – Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

Habilitação no Exterior

 

Que tipo de habilitação preciso apresentar para alugar um carro? 

 

Nos Estados Unidos, a única habilitação aceita para alugar um carro com capacidade até 15 passageiros é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de qualquer categoria, junto com o passaporte.

 

Qual a idade mínima para locação de carro? 

 

Estará apto para alugar um veículo nos Estados Unidos a pessoa que tiver idade mínima de 21 anos, sendo que será cobrada uma taxa adicional de aproximadamente $25.00 (vinte e cinco dólares) por dia ao locatário com menos de 25 anos de idade, além do valor total referente ao aluguel do carro.

 

Que documentação do carro alugado eu irei receber?

 

Nos Estados Unidos, a única documentação referente ao veículo alugado que o locatário receberá da locadora será o contrato de locação, sendo esse o único documento necessário para transitar com o automóvel. Nele encontram-se todas as informações exigidas para apresentar às autoridades locais quando solicitado. 

 

O que é um motorista adicional?

 

É o motorista habilitado a dirigir o veículo alugado além do motorista principal (locatário).

Todos os motoristas adicionais devem atender às qualificações de locação no que diz respeito à idade e ao registro de direção. A maioria das locadoras cobram uma taxa diária de U$10.00/dia por motorista adicional, exceto quando este já estiver incluso no plano de locação. O nome do motorista adicional deve ser acrescentado ao contrato, podendo-se fazer isso no momento da retirada do veículo ou em qualquer outro momento durante o período de locação. Para tal, basta passar por uma loja da locadora na presença do motorista principal e do motorista adicional.

 

Com quanto combustível receberei o carro? 

 

A prática comum nas locadoras dos EUA e da Europa é entregar o veículo ao locatário com o tanque de combustível cheio. Feito isso, ao cliente é oferecido as opções de pré pagar pelo primeiro tanque de combustível ou de completar o tanque no posto de abastecimento de sua preferência antes da devolução do veículo. Caso isso não ocorra, o combustível consumido será cobrado pela locadora com taxa adicional de serviço. 

 

Posso retirar o carro em uma cidade e devolver em outra? 

 

Sim, nos Estados Unidos é permitida a retirada de veículos em uma cidade e devolução em outra. Em alguns casos poderá haver uma cobrança de taxa de retorno (one way) com valores que variam dependendo das cidades. O valor da taxa de retorno (one way), quando aplicável, já estará incluído no total a pagar indicado em sua confirmação de reserva. Na Europa é permitida a retirada e a devolução entre cidades, podendo também ser cobrada a taxa de retorno. No entanto, existem algumas restrições para retirada e devolução entre alguns países.  

 

Como faço para pagar uma multa de transito? 

 

Nos Estados Unidos, as multas de trânsito são emitidas contra a carteira de habilitação do infrator, não pela placa do carro. Portanto, nenhuma informação referente à multa será cobrada ou enviada à locadora, ficando o próprio infrator responsável pelo pagamento da mesma. Multas de trânsito podem ser pagas com cheques em dólares enviados ao endereço indicado no verso da multa ou, em alguns casos, dependendo do município, o pagamento poderá ser efetuado pela internet com cartão de credito.

 

O que acontece se eu cometer uma infração de pedágio?

 

Em algumas estradas de cidades dos Estados Unidos, existe a cobrança de pedágio. Em muitos casos, existe uma fila – geralmente nas extremidades – que permite ao motorista possuidor do aparelho de pagamento automático (pré-pago) passar sem que sejam necessários a parada e o pagamento ao atendente. Quando um veículo não equipado com esse aparelho passa por essa fila, é tirada uma foto da placa do carro e a multa é enviada ao proprietário do veículo. Ao se trata de carro de locadora, a mesma irá debitar o valor da multa no cartão de crédito do cliente, o que normalmente acontece em data posterior à devolução do carro, já que o recebimento do comunicado da multa por parte da locadora pode levar até 30 dias. O valor a ser pago pela infração varia de $10.00 a $50.00, dependendo do município e da estrada.  

 

Aonde pago uma multa de estacionamento? 

 

Em caso de multa de estacionamento nos Estados Unidos, a pessoa tem até o prazo indicado na mesma (geralmente 30 dias) para pagar o valor original. Quando vencido o prazo inicial, o valor da multa será acrescido, podendo custar o triplo ou até mais. A quantia pode ser paga com cheque em dólares, o qual deverá ser enviado ao endereço constante na multa, ou, dependendo do município, via pagamento online com cartão de crédito. Caso a multa não seja paga dentro do prazo, a locadora será cobrada. Essa, por sua vez, debitará a quantia em questão do cartão de crédito do locatário, o que poderá ocorrer em até 90 dias após a devolução do carro.

Passaporte


Está pensando em viajar? Seu passaporte está em dia? 


Antes de tudo, siga estas dicas:


- Providencie seu passaporte com, pelo menos, um mês de antecedência;

- Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos;

- Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados;

- Leve sempre uma cópia de seu passaporte;

- Leve carteira de motorista internacional. Mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela;


Abaixo o link para saber tudo sobre passaporte para Brasileiros


⇒ http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte

Países que exigem Visto


Entre os diversos tipos de visto, o mais comum é o do turista, com o qual se pode ficar, normalmente, até 90 dias no destino. No entanto, informe-se sobre o mais indicado para você entrar no país que deseja. Lembre-se ainda que, se o seu voo tiver escala em países que exigem visto, você terá que providenciá-lo(s), mesmo que seu destino final não tenha essa exigência.

 

Países que exigem visto de entrada para viajantes brasileiros 


Afeganistão, Angola, Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Argélia, Armênia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Belarus, Belize, Benin, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Congo, Congo, Rep. Democrática, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Emirados Árabes, Eritréia, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Haiti, Iêmen, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Ilhas Fiji, Ilhas Kiribati, Ilhas Maldivas, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Ilhas Salomão, Ilhas Seychelles, Ilhas Tuvalu, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Japão, Jordânia, Kuaite, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia, Madagascar, Malaui, Mali, Mauritânia, Micronésia, Moçambique, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Myanmar, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Omã, Palestina*, Papua Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguistão, República Centro Africana, República Dominicana, Ruanda, Samoa Ocidental, Santa Lúcia, São Cristovão e Nevis, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Sérvia, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Tadjiquistão, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tonga, Turcomenistão, Ucrânia, Uganda, Uzbesquistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia, Zimbábue



Para encaminhar seu visto de viagem, entre em contato e conte com a Fibratur.

Vacinas


O Ministério da Saúde e órgãos internacionais recomendam a vacinação para evitar enfermidades endêmicas e contagiosas que possam ser contraídas pelo viajante ao ingressar em diferentes países e estados brasileiros.


Febre amarela – A vacina contra febre amarela deve ser administrada pelo menos dez dias antes da viagem. É gratuita, tem validade de dez anos pode ser tomada nos postos de vacinação, onde será registrada.


Vários países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para ingresso em seus territórios, assim como os seguintes estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.


O CIVP  pode ser obtido nos postos do Ministério da Saúde, agências da Anvisa ou nos postos de vacinação de aeroportos, portos e fronteiras no ato da imunização.

Outras dicas e informações importantes, leia em nosso Blog

Por Carol Spengler 5 de maio de 2025
O verão europeu se aproxima e, com ele, os dias longos e vibrantes que transformam o continente em um dos destinos mais desejados do mundo. É tempo de viver o melhor da estação: aproveitar cafés ao ar livre nas grandes capitais, mergulhar nas águas azuis do Mediterrâneo, explorar parques, lagos e paisagens que ficam ainda mais encantadoras sob o sol. Mas, diante de tantas possibilidades, uma dúvida é comum: o que levar na mala para uma viagem à Europa no verão? Uma mala inteligente começa pelo planejamento Seja qual for seu roteiro, dos vilarejos encantadores da Provence às praias gregas, passando pelas trilhas dos Alpes suíços ou pela energia de cidades como Barcelona ou Lisboa, conforto é a palavra-chave. Uma mala bem planejada torna sua viagem mais leve (literal e figurativamente) e evita gastos ou estresses desnecessários. A seguir, reunimos orientações essenciais para montar uma bagagem versátil, elegante e adequada ao clima europeu da estação. O que vestir no verão europeu? As temperaturas sobem e isso se reflete nas escolhas. Tecidos leves, peças respiráveis e sapatos confortáveis são indispensáveis. Prefira cores claras, peças que combinem entre si e que não amassem com facilidade. O segredo está em montar combinações práticas e que se adaptem a diferentes ocasiões do roteiro. Sugestão de peças: 3 camisetas ou blusas de tecido leve 3 regatas ou tops versáteis 2 calças (uma jeans e uma de tecido fluido) 2 saias ou bermudas 4 vestidos (dois casuais, um longo leve e um mais elegante) 1 camisa ou jaqueta jeans 1 suéter ou cardigã leve 1 pashmina (ideal para noites mais frescas ou uso no avião) E os calçados? A recomendação é equilibrar conforto e praticidade. Lembre-se de que você provavelmente caminhará bastante durante a viagem, seja explorando centros históricos, seja em trajetos de transporte público. Sugestão de calçados: 1 tênis confortável (use no voo e nos deslocamentos longos) 1 sandália ou rasteirinha 1 chinelo (essencial para hospedagens ou momentos de descanso) 1 sapato mais arrumado (para restaurantes ou eventos especiais) Para destinos de praia Se o seu itinerário inclui o litoral da Croácia, as ilhas gregas ou as praias de Portugal, adapte a mala com: 3 saídas de praia 3 biquínis (ou maiôs) 1 canga ou toalha leve de secagem rápida 1 chapéu de aba larga Óculos escuros Protetor solar (alguns destinos cobram preços elevados) Itens que fazem diferença Adaptador universal de tomadas Bolsa compacta ou mochila para o dia a dia Nécessaire com frascos de até 100 ml (especialmente na mala de mão) Garrafa de água reutilizável (prática e sustentável) Documentos de viagem organizados (passaporte, seguro, comprovantes de reserva) Qual é o tamanho ideal da mala? A depender da companhia aérea, o tamanho da bagagem de mão deve ter até 55 x 40 x 20 cm e pesar no máximo 10 kg (em algumas companhias, até 8 kg). Para despachar, o limite gira em torno de 23 kg , ideal para viagens acima de 10 dias. Se sua viagem tiver muitos trechos internos, considere viajar apenas com mala de mão. Além de evitar filas, você terá mais agilidade nos deslocamentos. E o seguro viagem? Por mais leve e bem planejada que esteja sua mala, imprevistos podem acontecer . Ter um bom seguro viagem é essencial para garantir suporte em emergências médicas, problemas com bagagem, atrasos ou cancelamentos. Na Fibratur, indicamos os melhores parceiros do mercado e ajudamos você a escolher a cobertura ideal para o seu perfil e destino. Viaje com a FIbratur Montar a mala certa é parte da experiência de uma viagem inesquecível. Com escolhas inteligentes e práticas, é possível circular pela Europa com estilo, conforto e tudo o que você precisa e sem excessos. E se precisar de ajuda para planejar cada detalhe da sua viagem de verão, conte com a equipe da Fibratur. A gente cuida de tudo para que você só precise cuidar do seu próximo destino. Pronto para embarcar?  Fale com nossos agentes e comece a preparar a viagem da sua vida.
Por Carol Spengler 5 de maio de 2025
Verão na Europa. Só de imaginar, já vem à mente os cafés ao ar livre, os vinhos rosé em praças ensolaradas, os passeios pelas margens de rios e o charme das noites amenas. Mas junto com o sonho, vem o desafio: encontrar lugares que ofereçam tudo isso sem as multidões típicas dos destinos mais concorridos da estação. Pensando nisso, e alinhada ao movimento crescente de viajantes que buscam experiências mais autênticas e sustentáveis, reunimos sugestões de destinos alternativos para quem deseja aproveitar o verão europeu em cidades menos óbvias, mas igualmente encantadoras. Braga, Portugal Pouco mais de 50 km ao norte do Porto, Braga é considerada a cidade mais antiga de Portugal e uma das mais subestimadas. Suas ruas de pedra guardam uma rica herança histórica, gastronomia autêntica e uma atmosfera tranquila, mesmo durante o verão. Destaque para a Sé de Braga , a catedral mais antiga do país, e para o Bom Jesus do Monte , com sua famosa escadaria e vista impressionante. Fora do centro, a culinária local se destaca em restaurantes como Tabique e Dona Júlia. Bordeaux, França Quando o assunto é França no verão, Paris tende a dominar os roteiros. Mas a vibrante Bordeaux oferece uma combinação irresistível: vinhos renomados, arquitetura imponente, gastronomia refinada e proximidade com o litoral. Com mais de 350 monumentos históricos, a cidade é excelente para explorar a pé. Experimente as vinícolas nos arredores, conheça a Place de la Bourse e passeie pelas margens do rio Garonne. Roterdã, Holanda Moderna, criativa e comprometida com a sustentabilidade, Roterdã é a irmã futurista de Amsterdã, com a vantagem de ser menos lotada. Ideal para quem busca cultura, design e inovação em uma atmosfera jovem e conectada. A cidade se destaca por sua arquitetura ousada, pela cena artística pulsante e pelas políticas ambientais, como ampliação de áreas verdes e incentivo à mobilidade sustentável. Bergen, Noruega Bergen é a porta de entrada para os fiordes noruegueses e um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Com casas coloridas à beira-mar e trilhas que levam a cenários cinematográficos, a cidade une charme escandinavo e aventuras ao ar livre. Mesmo no verão, é possível avistar montanhas com neve e se encantar com as paisagens que inspiraram contos de fadas. Uma escapada refrescante e inesquecível. Mostar, Bósnia e Herzegovina Se a costa da Dalmácia estiver cheia demais, siga um pouco mais para o interior e descubra Mostar. Com sua ponte otomana, ruas de pedra e atmosfera medieval, a cidade encanta por sua autenticidade e história. Mostar também é cercada por trilhas, cachoeiras e vinhedos. Uma excelente base para explorar a região dos Bálcãs com tranquilidade. Descubra os destinos com a Fibratur O verão europeu pode ser tudo aquilo que você sonha, mesmo longe dos roteiros mais tradicionais. Optar por destinos menos explorados permite não apenas fugir das multidões, mas também mergulhar em culturas locais com mais profundidade, apoiar economias regionais e viver uma viagem com mais significado. Seja para descansar, explorar ou se surpreender, o seu próximo verão pode começar por um caminho menos óbvio e ainda mais memorável. Quer planejar a sua próxima viagem com tranquilidade e atendimento especializado?  Converse com a equipe da Fibratur. Estamos prontos para criar a experiência ideal para o seu verão europeu.
Por Carol Spengler 5 de maio de 2025
Quem viaja com frequência sabe: imprevistos acontecem. E, quando envolvem o cancelamento de um voo, um atraso significativo ou até mesmo a impossibilidade de embarcar, estar bem informado faz toda a diferença. Por isso, preparamos este guia completo com base nas diretrizes da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) , para que você saiba exatamente o que fazer e quais são os seus direitos diante dessas situações. O que acontece quando seu voo atrasa? Se o voo atrasar, a companhia aérea deve oferecer suporte ao passageiro de forma escalonada. É o que a ANAC chama de assistência material e ela começa já na primeira hora de espera: Após 1 hora, você tem direito a meios de comunicação, como acesso à internet ou telefone; A partir de 2 horas, deve ser oferecida alimentação (lanche, voucher, bebidas); Com 4 horas ou mais de atraso, a empresa precisa providenciar acomodação ou hospedagem (quando for o caso), além do transporte de ida e volta entre o aeroporto e o local indicado. Esses direitos se aplicam mesmo se você já estiver dentro da aeronave, ainda em solo. O que fazer em atrasos superiores a 4 horas? Se o seu voo estiver atrasado por mais de quatro horas, ou se for cancelado, a companhia deve apresentar opções viáveis. Você poderá escolher entre: Receber o reembolso integral da passagem (inclusive a taxa de embarque); Ser reacomodado em outro voo, seja da mesma companhia ou de outra, sem custo adicional; A reacomodação em voo de outra cia aérea se chama ENDOSSO e não é simples, a agência por exemplo não consegue proceder com essa opção. É importante que o passageiro esteja no aeroporto e exija essa opção, quando for a única alternativa possível de alteração de voo e embarque. Optar por remarcar a viagem, sem custos, para outra data ou horário; Concluir o trajeto por outro meio de transporte, custeado pela empresa, caso seja viável.Essa opção também só é disponível com a equipe de aeroporto da cia aérea, que poderá reacomodar o cliente em outros voos ou oferecer outros tipos de transportes, se for a única opção. Cancelamentos: seus direitos permanecem Quando o voo é cancelado, os mesmos direitos são garantidos. Isso vale inclusive para passageiros que já estavam em conexão ou escala. A empresa precisa oferecer soluções rápidas, claras e sem custo adicional, sempre levando em conta a sua escolha. Preterição de embarque: o que é e como agir O termo pode parecer técnico, mas a situação é mais comum do que se imagina: trata-se do famoso overbooking, quando a empresa vende mais assentos do que a capacidade do voo. Nesse caso, a companhia aérea deve, primeiramente, procurar voluntários dispostos a embarcar em outro voo, oferecendo compensações como milhas, hospedagens, reembolso parcial ou crédito para viagens futuras. Se não houver voluntários e você for impedido de embarcar, pode optar por: Reembolso integral; Reacomodação; Remarcação da viagem para uma nova data. Além disso, durante o tempo de espera, a companhia aérea continua obrigada a oferecer toda a assistência material prevista em lei. Em alguns casos, é possível ingressar com uma ação judicial. E, para os passageiros que optarem por esse caminho, a Fibratur poderá oferecer suporte jurídico especializado. Reembolso: como funciona e o que você precisa saber O reembolso deve respeitar a forma de pagamento utilizada na compra: Faturado, o valor será restituído imediatamente à fatura que a Agência de viagens receber da companhia aérea; No cartão de crédito, segue-se o prazo da administradora; Importante: o processo deve ser iniciado pela companhia aérea assim que você formalizar sua solicitação. Viaje com segurança e com o apoio certo Saber como agir em situações imprevistas é parte importante da sua experiência de viagem. Mas, além da informação, ter um parceiro de confiança ao seu lado faz toda a diferença. A Fibratur acompanha cada etapa da sua jornada e oferece suporte completo para garantir que tudo corra da melhor forma. Conte com a gente. Ficou com dúvidas ou precisa de apoio? Nossa equipe está pronta para te ajudar.
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